sábado, 26 de março de 2011

STATUS EM ALTA

Short++, um elevador pessoal para baixinhos que é acionado por app no iPhone

Você não consegue alcançar a prateleira do supermercado? Nem segurar no bastão superior do ônibus? Ou mesmo abrir o guarda-roupa na parte mais alta? Ou, então, não alcança o balcão dos restaurantes? Caro, amigo baixinho, seus problemas acabaram! O criativo designer Adi Marom inventou um elevador pessoal que funciona como uma espécie de sapato mecânico controlado por aplicatino no iPhone, o Short++.

Basta selecionar o aplicativo na tela do iPhone para controlar o quanto você quer que o elevador suba ou diminua. No vídeo, uma mulher mostra as situações em que é possível usar o elevador e ficar até cerca de 20 cm mais alta. Mas, apesar da boa intenção, Short++, além de ser seu elevador pessoal, também funciona como seu ridicularizador pessoal. Basta ver seu design pobre, os entraves à mobilidade e ouvir o barulho que faz ao ser acionado para perceber que você se tornará a atração por onde passar.
É que mais do que criativo, Adi Marom é um causador social. Sempre criando objetos cômicos, mas com alguma dose de funcionalidade, Marom gosta de trabalhar com artes clássicas e modernas e mesclar o conceito de dobradura do origami com as novas tecnologias. À parte seu gosto duvidoso, até que um elevador pessoal não seria má ideia, os baixinhos agradeceriam.

A ideia de querer tornar as pessoas mais altas é antiga

Marom não foi o primeiro a ter a ideia de tornar as pessoas mais altas com ajuda de objetos. O artista Hans Hemmert, famoso por trabalhar com balões, inventou o Level, uma espécie de sapato extensor. Sua intenção era tornar todas as pessoas iguais em estatura. Os shoe-extenders de Hemmert não eram menos chamativos do que o elevador de Marom. O extensor azul em diversos tamanhos se adaptava à altura da pessoa e deixava todo mundo no mesmo nível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário