quinta-feira, 24 de março de 2011

ECOLOGIA CONSCIENTE

Uma máquina ecologicamente correta que transforma plástico em óleo

 

Um pedaço de papel leva cerca de três meses para se decompor, uma garrafa de plástico demora mais 100 anos, um pedaço de vidro afeta o meio ambiente por até 1 milhão de anos. E o nosso lixo do dia a dia está cheio desses produtos que deveriam ser reciclados. Pensando nisso, um cientista criou uma solução para o descarte do plástico, já é um começo promissor.
Em 2000, o japonês Akinori Ito, percebendo os efeitos nocivos do lixo, resolveu criar uma máquina para transformar o plástico, que é pouco reciclado, na sua matéria-prima: o óleo. A invenção visa reverter o processo da produção, transformando as garrafas e sacolas que ficariam largadas no ambiente em um produto que pode ser utilizado. O cientista da Blest Corporation acabou desenvolvendo uma máquina que pode, inclusive, ser utilizada em casa.

 
A máquina possui vários tamanhos, tanto para uso industrial quanto para uso doméstico. Ela tem a capacidade de transformar 1Kg de plástico em 1L de óleo. Para isso, usa cerca de 1Kw/h de energia elétrica, sem emitir CO2 no processo, já que o calor é feito através de um controle de temperatura e não fogo. A não emissão de dióxido de carbono também é uma grande preocupação do cientista, já que uma das maneiras utilizadas para destruir o plástico é a incineração, que libera CO2 na atmosfera.
A utilização da máquina é muito simples. Basta colocar o lixo plástico e deixar que ela faça seu trabalho. O óleo produzido pode ser utilizado normalmente. É possível, ainda, fazer gasolina, diesel e querosene com ele. A solução de Akinori é uma boa alternativa, mas os outros materias descartados incorretamente também precisam de um destino melhor. Talvez o cientista também pense em alternativas para o resto do lixo produzido no mundo. Veja no vídeo abaixo a máquina inventada.

Em minha concepção com relação ao profissional que busca criar maquinas e meios, para reverter os efeitos causados pela humanidade sobre a terra, acho plausível e de extremo reconhecimento da grandesa e valor deste criador, pois este se interessa com os valores humanos e ambientais. By cadù

Nenhum comentário:

Postar um comentário