quinta-feira, 31 de março de 2011

TRABALHO ERGONOMIA - HOMEM MAQUINA





Aula de Ergonomia: Prof Benjamim


Briefing:
Baseado no filme HOMEM DE FERRO, criar um texto em forma de
redação sobre a atuação do personagem dentro do conceito do
SISTEMA HOMEM-MÁQUINA.
Cite pelo menos 2 situações no filme onde o SISTEMA HOMEMMÁQUINA
se mostra atuante, utilizando como suporte o material
teórico, tabelas e diagramas para explicar e exemplificar o
funcionamento do sistema.




FILME: HOMEM DE FERRO



Pensar em uma super maquina que seja capaz de nos dar todas as agilidades e poderes para nos sentirmos independentes e imortais, podemos imaginar em uma poderosa armadura onde ninguém consiga nos ferir ou vencer.
É algo deste tipo que podemos ver e sentir na experiência de vida que Anthony Edward(Tony Stark), um grande empresário que antes trabalhava na industria de armas de seu pai, e hoje leva uma vida de Super herói na pele ou aço, do HOMEM DE FERRO.
Tony, tinha uma vida de playboy, possuía tudo o que qualquer mortal sonha em ter, porem ele descobriu que lhe faltava algo, um sentimento de culpa o atingiu trazendo em seu coração o desejo de mudar tudo o que havia sido construído e até destruído pelas guerras, tais sentimentos surgiram, pois Tony tinha consciência que fora a grande industria de armas de seu pai, que causara violentas guerras e muitas mortes de inocentes;

dentre estas mortes a de seu novo amigo Dr. Yinsen, que o ajudou a sobreviver depois de uma emboscada, ficando ferido por fragmentos de uma nova arma criada por ele mesmo, estes fragmentos poderiam chegar ao seu coração, matando-o, assim, o Dr. Yinsen implantou um mecanismo eletromagnético que o manteria vivo. Passado um tempo, 

depois de vários dias preso, conseguiu escapar do cativeiro, Tony viu varias situações de sofrimentos e transtornos, criados em conseqüência de suas armas de grande poder em destruição e que prometiam eliminar tudo o que ficasse em seu caminho, ao perceber o grande mal que sua empresa estava gerando contra a humanidade, ele decide deixar toda esta vida de empresário milionário, e começa a dar prioridade no bem estar das pessoas, lutando para o bem comum, e destruindo tudo o que afligisse os fracos e indefesos.

O primeiro ponto que podemos perceber uma forte interação entre homem e maquina, é nos comandos e ordens, que Tony tem com os computadores e maquinários em seu laboratório, todo o comando feito por sua voz,em alguns momentos até com o olhar as maquinas já entendiam o que ele queria, por exemplo quando ele começa os testes de sua armadura, 

ele aciona os robôs em sua volta para apagarem o fogo, por motivo dele ligar as turbinas para voar poderia pegar fogo em seu laboratório, depois de tantos testes, um de seus robôs já ficava de cima pra jorrar o extintor, ao perceber os movimentos de Tony o robô já esperava pelo fogo, então Tony apenas com um olhar de ira, fez com que o robô se curvasse de vergonha.

Mais um bom momento de interação entre homem e maquina, é a própria casa de Tony, ela responde a todas as ações do seu morador, de manhã uma namorada de Tony acorda, e é surpreendida com a janela se abrindo e uma voz dizendo bom dia, e já dando as informações e noticias do dia, tudo programado, até determinados lugares da casa onde o acesso só pode ser feito pelo comando de voz.

Outro momento, onde podemos encontrar a ação da ergonomia no filme, é quando Tony, vai vestir a roupa de ferro, aparecem vários braços robóticos e vão parafusando, encaixando e conectando ao mesmo tempo sua roupa, tendo total cuidado com seu usuário(Tony), sem feri-lo ou machucá-lo, até mesmo parando a atividade caso ele esteja falando com algum pessoa, esta cena acontece quando sua secretaria entra no laboratório e o encontra sendo transformado em homem de ferro, os braços robóticos cessam suas funções ao perceberem que ele esta ocupado e distraído falando com a secretaria.

Esta necessidade do homem, de trabalhar com maquinas e até depender delas, sempre vai existir, pelo fato do homem ser uma criatura limitada em suas ações físicas, precisa com freqüência do auxilio de maquinas e acessórios, e quanto mais pratico e cômodo for estes objetos, mais resultados nas criações e trabalhos físicos teremos.
Quanto mais o homem entender a maquina e a maquina entender o homem, mais fácil vai se tornando o trabalho humano, até mesmo chegando a uma fusão entre os dois, pensamento e ação sempre combinaram e farão uma grande diferença em uma nova vida e mundo moderno.

A agilidade na comunicação, corresponde a um mundo melhor, com mais conforto e lazer, pois as coisas se resolverão mais rápidas e precisa, com a ação da maquina e o comando do homem, situações e ações impossíveis poderão se tornar possíveis, como voar sem mecanismos grandes(aviões), viajar de planeta a planeta no universo, e tantas outras.



Diagrama: HOMEM DE FERRO


Neste diagrama, percebemos a ação da maquina interagindo com o homem, quando Tony vai se transformar em homem de ferro, este procedimento(do diagrama) ocorre no filme, no momento em que Tony vai vestir com sua roupa de ferro.
Obs: a fronteira deste sistema é a maquina onde Tony entra para se transformar.

NOVA IMPRESSORA

Impressão sem tinta nem papel! 

 Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.

 

Esta realmente me surpreendeu,,

quando vi esta postagem em um site, não acreditei,

mas procurando mais informações, vi que é possivel 

esta nova impressora ser real, vamos esperar sair no mercado,

By Cadù 

GUARDA CHUVA ECOLOGICO

Designer cria guarda-chuva que evita o uso de sacolas plásticas

Depois de pegar aquela chuva forte, não adianta fazer muita coisa: ao entrar em algum estabelecimento com o guarda-chuva, ele vai acabar molhando todo o chão com a água que sobrou. Então, o primeiro passo é pegar uma sacola plástica que possa reter todo aquele gotejamento. Era o primeiro passo. Um novo modelo de guarda-chuvas foi criado para evitar, com estilo, o consumo dos saquinhos plásticos nestas ocasiões.

Desenvolvido pelo designer Ju Hyun Lee, o Mohock Smart Umbrella é um guarda-chuva com um reservatório para água. Depois de enfrentar uma chuva pesada, basta fechar o produto e posicionar ele em pé, a água escorrerá para o reservatório.

Uma idéia simples para evitar o uso de sacolas plásticas.

O produto foi criado para evitar o consumo de sacolas plásticas, que, até então, eram as alternativas mais práticas para esse tipo de situação. Além de prejudiciais ao meio ambiente, as sacolas geram incômodo, já que nem sempre conseguem suportar a quantidade de água recebida.

Assim que o seu guarda-chuva estiver seco, é só virar o reservatório e despejá-lo em um local apropriado, que pode ser até mesmo no vaso da sua plantinha. O sistema criado por Hyun Lee ainda possui um gancho que permite que o guarda-chuva não desequilibre e derrame toda a água acumulada. Basta prender na borda da mesa, ou em outra superfície e aguardar que o guarda-chuva seque naturalmente.

Não há informações sobre a venda do produto, no entanto, fica aqui uma inspiração para as empresas brasileiras.


Este é um bom exemplo de preocupação com o meio ambiente,
a idéia parace algo pequeno, mas na pratica e no dia a dia, podemos perceber
que é de grande necessidade. By Cadù


terça-feira, 29 de março de 2011

VIAGEM PARA UM FUTURO AUTOMOTIVO


Como Serão os Carros do Futuro

Quem nunca imaginou o futuro e como será a vida nele? É bem grande a curiosidade das pessoas quanto ao dia de amanhã fica quase impossível não pensar nas coisas do futuro principalmente os Automóveis, quando falamos de futuro logo vêm a nossa mente as naves espaciais futurísticas cheias de recursos com uma grande Arrancada que em poucos segundos chega ao destino desejado, os japoneses estão sempre a frente no futuro com as mais novas criações e descobertas capazes de fazer mudar a história sempre pensando na melhor maneira de evoluir sem prejudicar a natureza usando materiais recicláveis despoluindo e garantindo um futuro saudável.


Como Serão os Carros do Futuro
Imagina um Belo Carro que é só dar o comando de voz e ele obedece vai a onde for necessário e sempre toma o melhor caminho evitando engarrafamentos e com o maior conforto, um designer avançado com formas propicias ao clima mantendo sempre a temperatura dentro do veículo agradável, um Carro Ecológico que funciona com bio combustível e é super econômico, imagina um carro que é só colocar lixo no tanque que ele processa e faz virar combustível, não poluiria o ar e seria um aliado grande a natureza.


Evolução
Os Super Carros do futuro serão silenciosos e poderão andar em pistas magnéticas, não vão precisar de combustível serão carros bem estruturados, imagina um carro que desamassa a lataria sozinho, facilitaria muito para aqueles motoristas distraídos que esquecem de olhar no espelho retrovisor na hora de estacionar ou de dar uma ré, as mulheres também não iriam precisara arrumar uma desculpa convincente para dar ao marido quando amassasse o carro seria uma era de “Grandes” Motoristas sem acidentes graves nem amassões em carros. Em 11 de junho de 1895 mais precisamente a o meio-dia foi dada a largada de carros movidos a gasolina, vapor e eletricidade para ver qual carro teria o melhor desempenho é claro que o melhor foi a gasolina, mas esta com os seus dias contados, pois com um publico muito preocupado com o aquecimento global e as pressões ambientais a palavra que fica é mudança e por isso que os carros do futuro já estão cada dia mais presentes em nossa vida.


A principio os carros usarão energia solar para poder se movimentar serão Carros Adaptados para compor a estrutura global e deixar o mundo cada dia melhor. No futuro poderemos escolher o melhor carro que poderá ser Elétrico que funciona a bateria que é carregada na rede elétrica comum, Hibrido que funciona a bateria e com um motor a combustão. A Toyota já lançou o seu primeiro carro hibrido no mercado ele aproveita os freios do carro para tomar energia, ainda é Um Caminho longo a percorrer, mas o futuro automobilístico está bem próximo pode ter certeza disso.

O Mundo não para, e a cada dia nos surpreendemos com as novidades, espero que estas tendências e protótipos se realizem antes que minha geração chegue aos 100 anos..By Cadù

ROUPA CAMUFLADA

Japonês cria roupa para ficar invisivel


O Kinect já despertou em muita gente o uso de diversos tipos de novas tecnologias. E a mais nova delas – e muito curiosa – é a criada pelo programador japonês Takayuki Fukatsu.

 

Japonês cria camuflagem invisível com o Kinect
8 de dezembro de 2010 – 10:00 View Comments

O Kinect já despertou em muita gente o uso de diversos tipos de novas tecnologias. E a mais nova delas – e muito curiosa – é a criada pelo programador japonês Takayuki Fukatsu.

O cara conseguiu criar uma camuflagem de invisibilidade pelo periférico da Microsoft. Tudo isso usando o sensor de movimentos Kinect e o aplicativo OpenFrameWorks, que é uma plataforma de desenvolvimento em código aberto.

Funciona mais ou menos assim: o filtro criado pelo OpenFrameWorks retira o corpo da pessoa, em tempo real, e o substitui pelas imagens que estão atrás dele. A única coisa não revelada até então é se as imagens são ao vivo ou se foram adicionadas depois.

A tecnologia faz com que a transparência acompanhe os movimentos da pessoa, o que torna tudo mais interessante. Lembra até filmes como Predador, onde a criatura utiliza uma camuflagem do mesmo tipo.

É a realidade chegando na ficção científica.

Bom, comentarios a parte, postei este assunto mas sinceramente não botei fé, isto esta parecendo com armação, mas achei interessante a proposta. By cadù 

sábado, 26 de março de 2011

STATUS EM ALTA

Short++, um elevador pessoal para baixinhos que é acionado por app no iPhone

Você não consegue alcançar a prateleira do supermercado? Nem segurar no bastão superior do ônibus? Ou mesmo abrir o guarda-roupa na parte mais alta? Ou, então, não alcança o balcão dos restaurantes? Caro, amigo baixinho, seus problemas acabaram! O criativo designer Adi Marom inventou um elevador pessoal que funciona como uma espécie de sapato mecânico controlado por aplicatino no iPhone, o Short++.

Basta selecionar o aplicativo na tela do iPhone para controlar o quanto você quer que o elevador suba ou diminua. No vídeo, uma mulher mostra as situações em que é possível usar o elevador e ficar até cerca de 20 cm mais alta. Mas, apesar da boa intenção, Short++, além de ser seu elevador pessoal, também funciona como seu ridicularizador pessoal. Basta ver seu design pobre, os entraves à mobilidade e ouvir o barulho que faz ao ser acionado para perceber que você se tornará a atração por onde passar.
É que mais do que criativo, Adi Marom é um causador social. Sempre criando objetos cômicos, mas com alguma dose de funcionalidade, Marom gosta de trabalhar com artes clássicas e modernas e mesclar o conceito de dobradura do origami com as novas tecnologias. À parte seu gosto duvidoso, até que um elevador pessoal não seria má ideia, os baixinhos agradeceriam.

A ideia de querer tornar as pessoas mais altas é antiga

Marom não foi o primeiro a ter a ideia de tornar as pessoas mais altas com ajuda de objetos. O artista Hans Hemmert, famoso por trabalhar com balões, inventou o Level, uma espécie de sapato extensor. Sua intenção era tornar todas as pessoas iguais em estatura. Os shoe-extenders de Hemmert não eram menos chamativos do que o elevador de Marom. O extensor azul em diversos tamanhos se adaptava à altura da pessoa e deixava todo mundo no mesmo nível. 

DESIGNER COM PENSAMENTOS

NeuroFocus Mynd, um sensor sem fio que lê seus pensamentos

 A ideia de ter um headset com o poder de rastrear e armazenar qualquer atividade cerebral de quem o usa pode soar um pouco absurdo, mas é realmente esta a proposta das pessoas que trabalham na NeuroFocus, com seu mais novo equipamento chamado Mynd. Segundo a NeuroFocus, o Mynd é capaz de fazer uma cobertura total do cérebro, apenas usando uma matriz densa de sensores de encefalograma. Ele é capaz de capturar ondas cerebrais 2.000 vezes por segundo.

 

Além disso, a empresa ainda afirma que, após o usuário colocar o headset, as atividades cerebrais serão capturadas através do córtex inteiro, enquanto o módulo Bluetooth estará ativado e poderá ser facilmente conectado com outros serviços de Bluetooth também, fazendo com que seja bem fácil enviar seus pensamentos para algum tablet, computador, celular ou qualquer outro dispositivo que use a tecnologia Bluetooth.
Enquanto o Mynd ainda não tem um nível de aplicabilidade no mercado consumidor popular, ele poderá ser muito útil para empresas que fazem pesquisas avaliando reações cerebrais, pois assim elas poderão ter um mapa claro e rápido do cérebro em atividade para determinados estímulos pré-determinados pelo pequisador.

Aparentemente, a NeuroFocus tem grandes planos para o seu Mynd, como lançá-lo em vários mercados internacionais e em todos os laboratórios de testes neurológicos que se interessem pela tecnologia. Pelo menos ainda não há previsão para este produto ser lançado para o consumidor normal, talvez pela dificuldade de produção, encarecendo o preço do produto para usuários comuns.




É cada dia temos uma novidade, desta vez é o celebro, creio que logo vamos viver em um mundo igual a Matrix, tudo vai ser criado em nossa mente, e viveremos em um universo totalmente digital e criado por nós mesmos, bom Sonhar não custa nada né!! By Cadù

sexta-feira, 25 de março de 2011

CALÇADA INTELIGENTE

Conceito: uma calçada que transforma passos de pedestres em energia

Com os problemas ocorridos no Japão, a discussão sobre qual é a melhor forma de se obter energia recomeça. Soluções alternativas são pensadas e discutidas, onde a dificuldade está em encontrar o melhor conceito que equilibre eficiência ecológica, baixo impacto ambiental e baixo custo de execução. E acredite se quiser, a solução para o problema de distribuição de energia que muito provavelmente vai afetar a sua padaria preferida, que fica na esquina de uma rua movimentada, pode estar nos seus pés. Para ser mais exato, na sola dos seus pés.

Uma equipe de estudantes decidiu desenvolver um novo sistema de captação de energia, que funcionaria em uma intersecção qualquer de duas ruas movimentadas de pequenas e grandes cidades, que transformaria a força dos passos dos pedestres em energia.
Essa teoria é chamada de piezoeletricidade, que segundo o dicionário é “a capacidade de um mineral em ficar com sua superfície carregada eletricamente quando é submetido a uma pressão nos extremos de seus eixos cristalográficos, ou vice versa, de sofrer pequenas mudanças de volume quando lhe é aplicada uma voltagem elétrica”. Traduzindo: é a capacidade de converter movimentos e vibrações em eletricidade.

 Você anda e ela gera energia (Foto: Reprodução)

O conceito da piezoeletricidade vem do século 19, e muitos produtos e maquinários usam desse conceito para funcionar. Agora, a ideia é instalar um sistema baseado na piezoeletricidade nas avenidas e cruzamentos movimentados. Segundo o projeto, placas piezoelétricas são instaladas embaixo dos cruzamentos.

Com a vibração e pressão dos pedestres e carros, a eletricidade é gerada no local, podendo alimentar postes de iluminação, semáforos, câmeras e outros dispositivos eletrônicos da região. Uma ideia perfeita para solucionar o problema de energia de grandes metrópoles.


quinta-feira, 24 de março de 2011

IMPRESSÃO EM 3D

Airbike: a bicicleta de nylon produzida em impressora 3D

Muitos já devem estar se perguntando: bicicleta feita de nylon… e ainda por cima impressa? Como assim? Pois é, mais uma vez o mundo da tecnologia nos surpreende e oferece o inimaginável: uma bicicleta feita de nylon produzida através de impressão em 3D. A Airbike, como é conhecida, acaba de ser criada por pesquisadores da European Aeronautic Defence Group (EADS), na Inglaterra.

A bicicleta é construída através de um método de impressão de várias camadas de pó de nylon, que reproduz o design da bicicleta projetado em CAD. Basta que o desenho esteja armazenado no computador que está conectado à impressora, para que ela possa iniciar o processo de impressão em 3D.
Os pesquisadores afirmam que a Airbike pode vir a substituir as bicicletas de alumínio e aço, até por ser mais “ecologicamente correta”, já que permite utilizar apenas um décimo do material usado nas bicicletas convencionais.
Mais uma informação impressionante divulgada pela EADS se refere ao fato da bicicleta de nylon conseguir ser muito resistente e ao mesmo tempo 65% mais leve do que as bikes de alumínio, que já são consideradas leves. Essa notícia é muito boa para mulheres que sofrem quando precisam levantar suas bicicletas para guardar em lugares de difícil acesso, como bicicletários em garagens de edifícios. Quem já furou o pneu longe de sua casa, e teve que transportá-la de volta ao “lar doce lar” apenas com a força do braço, sabe o quanto uma bicicleta levinha faria diferença nessas horas também.
O usuário da Airbike ainda tem a vantagem de poder substituir, com muita facilidade e rapidez, alguma peça com dano ou defeito, através da impressão de partes individuais da bicicleta. Sem falar nas possibilidades quase infinitas de personalização da bike, através de alterações direto no design da peça, antes que seja impressa, que podem incluir altura de banco ou guidão, por exemplo. Com a Airbike, vamos poder falar com uma certeza cada vez maior que a bicicleta tem a cara do seu dono.

Fico imaginando o que vai vir depois desta invenção,
será que uma maquina para copiar seres humanas(clonar).
isto já foi discutido e pensado, mas até agora só esta no papel. By Cadú

ECOLOGIA CONSCIENTE

Uma máquina ecologicamente correta que transforma plástico em óleo

 

Um pedaço de papel leva cerca de três meses para se decompor, uma garrafa de plástico demora mais 100 anos, um pedaço de vidro afeta o meio ambiente por até 1 milhão de anos. E o nosso lixo do dia a dia está cheio desses produtos que deveriam ser reciclados. Pensando nisso, um cientista criou uma solução para o descarte do plástico, já é um começo promissor.
Em 2000, o japonês Akinori Ito, percebendo os efeitos nocivos do lixo, resolveu criar uma máquina para transformar o plástico, que é pouco reciclado, na sua matéria-prima: o óleo. A invenção visa reverter o processo da produção, transformando as garrafas e sacolas que ficariam largadas no ambiente em um produto que pode ser utilizado. O cientista da Blest Corporation acabou desenvolvendo uma máquina que pode, inclusive, ser utilizada em casa.

 
A máquina possui vários tamanhos, tanto para uso industrial quanto para uso doméstico. Ela tem a capacidade de transformar 1Kg de plástico em 1L de óleo. Para isso, usa cerca de 1Kw/h de energia elétrica, sem emitir CO2 no processo, já que o calor é feito através de um controle de temperatura e não fogo. A não emissão de dióxido de carbono também é uma grande preocupação do cientista, já que uma das maneiras utilizadas para destruir o plástico é a incineração, que libera CO2 na atmosfera.
A utilização da máquina é muito simples. Basta colocar o lixo plástico e deixar que ela faça seu trabalho. O óleo produzido pode ser utilizado normalmente. É possível, ainda, fazer gasolina, diesel e querosene com ele. A solução de Akinori é uma boa alternativa, mas os outros materias descartados incorretamente também precisam de um destino melhor. Talvez o cientista também pense em alternativas para o resto do lixo produzido no mundo. Veja no vídeo abaixo a máquina inventada.

Em minha concepção com relação ao profissional que busca criar maquinas e meios, para reverter os efeitos causados pela humanidade sobre a terra, acho plausível e de extremo reconhecimento da grandesa e valor deste criador, pois este se interessa com os valores humanos e ambientais. By cadù

DESIGN EM ESTRUTURAS

Cidade chinesa construirá hotel em forma de raquete de pingue-pongue

O hotel-raquete, que terá 150 metros de altura, ficará em um complexo esportivo, com o cabo voltado para o céu e terá uma pequena esfera simulando a bolinha ao lado

Projeto do hotel que terá formato de raquete de pingue-pongue: design inovador

 A cidade chinesa de Huainan, na província de Anhui, planeja construir um hotel em forma de raquete de tênis de mesa, esporte nacional no qual os chineses são quase imbatíveis, informou nesta quinta-feira (24/02) o oficial "Diário do Povo". 

O hotel-raquete, que terá 150 metros de altura, ficará em um complexo esportivo, com o cabo voltado para o céu e terá uma pequena esfera simulando a bolinha ao lado.
A raquete será acompanhada por três estádios semiesféricos que simularão bolas de futebol, basquete e vôlei, e outro ao ar livre em forma de bola de rugby, aberto pela metade.
A construção do hotel está orçada em 300 milhões de iuanes (US$ 45 milhões) e ocupará 67 hectares de área.
O objetivo da cidade, de pouco mais de dois milhões de habitantes, pequena para as dimensões chinesas, é que nos próximos anos o complexo possa abrigar competições esportivas com padrões internacionais.

 

Isto realmente é um NEGÓCIO DA CHINA, by Cadù

 

quarta-feira, 23 de março de 2011

CRIANDO IMAGEM HOLOGRAMA 3D

Cientistas criam holograma utilizando projetores

 

Um cientista da Universidade de Osaka, quando passeava em um parque de diversões, teve sua atenção chamada para um truque que utilizava de um projetor para gerar imagens 3D em uma técnica chamada “nevoeiro”. Ficou curioso e resolveu estudar sobre.
Com ajuda de amigos também da Universidade, ele acabou adicionando mais projetores e chegou ao resultado que tem hoje: ótimas imagens de hologramas 3D feitos a partir de projetores! Confira no vídeo a seguir.

A premissa é a utilização de uma câmara que libera um gás específico que tem a capacidade de absorver uma certa frequência luminosa, tal qual uma lâmpada fluorescente. Se várias vários raios de luz gerados pelos projetores de vários ângulos coincidirem perfeitamente em um único ponto, o resultado que ocorre é exatamente o que vimos: imagens em 3D. Sensacional, não?
Os pesquisadores vão continuar trabalhando a fim de utilizar mais projetores para imagens mais nítidas e perfeitas. Eu já posso me animar com o futuro?

TECNOLOGIA E DESIGN DE OUTRO PLANETA

BMW Gina o carro com tecnologia alienígena

 Sempre fui fã dos carros produzidos pela marca BMW, mas o protótipo entitulado de BMW Gina é um conceito que utiliza tecnologia antes só vista nos filmes de alienígenas.


A estrutura do carro é recoberta por uma película metálica flexível e suportada por estruturas robotizadas (mecatrônica) que fazem com que o veículo assuma diferentes formas externas. Os faróis invisíveis quando desligados, ao serem acionados se abrem em uma membrana como o olho humano (e inclusive pisca os olhos como pode ser visto no vídeo). O motor fica escondido sob o capô e ao ser acionada sua abertura é contraída uma membrana que antes era invisível. Os bancos do carro vestem os ocupantes como se fossem roupas (ou seja, se adequam ergonomicamente a cada biotipo).


 Falar sobre esta obra de arte é algo difícil. Só vendo o vídeo mesmo para entender o quão espetacular é a máquina !

 

Isto não é novidade, pois este lançamento foi anunciado em 2008, mas este é um lançamento um pouco Salgado, não se tem informações de custo, pra quem conhece a marca  BMW já imagina o valor desta super maquina, By Cadù.

 

DESIGNER INFORMADO EM GAMES

Filme de Dead Space ainda existe

Um dos jogos para o qual a Electronic Arts não tem medido recursos, definitivamente é Dead Space, investindo muito dinheiro para que ele esteja disponível em todo tipo de mídia, envolvendo jogos paralelos como Dead Space Extraction, quadrinhos e até mesmo animações em DVD contando os eventos antes do jogo. Mas por onde anda o filme?

O filme de Dead Space com atores reais, parecia ter ficado sem rumo e não ouvíamos mais falar dele desde que D.J. Caruso foi escalado como diretor. Agora ele confirmou que ainda está sendo feito e comentou alguns pequenos detalhes.
O diretor dava uma entrevista, junto com o ator Alex Pettyfer, para a AreaGames durante uma turnê na Alemanha que promovia seu mais recente filme, “Sou o Número Quatro” (I am Number Four), quando foi perguntado sobre o filme de Dead Space e ele garantiu que o mesmo ainda existia.


“Nós estamos trabalhando na história. Nós tivemos uma tentativa de fazer uma prequel, mas a história não funcionou lá tão bem quanto queríamos. Mas se nós pudéssemos capturar como – Eu não quero dizer, acho, quão assustador e horripilante seria jogar aquele jogo porque é realmente fantástico. Seria divertido transformar isso em um filme”, disse o diretor.
D.J. Caruso é conhecido por ter dirigido filmes como Paranóia (Disturbia) e Controle Absoluto (Eagle Eye), mostrando que o filme de Dead Space não está para brincadeira. A Visceral Games, que desenvolve o jogo, afirmou que não seria só uma forma fácil de ganhar direito mas que o filme será realmente algo que vale a pena.
 Este foi o mesmo caminho de Tomb Raider, Reident Evil e outros, pelo menos nas telas fizeram sucesso, vamos aguardar por ESPAÇO MORTO!! by cadù.

terça-feira, 22 de março de 2011

NOVO DESIGN DO ORKUT

Novidades e novo design do Orkut já estão disponíveis para alguns usuários


 


A Google já havia anunciado que estava preparando um novo visual para a sua rede social, o Orkut. Essa é a terceira vez que o Orkut muda de visual, a última mudança ocorreu em pouco mais de seis meses, em agosto do ano passado.
Alguns usuários já conseguem visualizar as novidades, como um novo menu de navegação à esquerda, uma foto maior no perfil do usuário, um novo modelo pra visualizar o perfil completo de um usuário – apresentando as informações de uma forma diferente, com os selos, depoimentos, fotos e vídeos recentes. Sem mencionar que agora a visualização de fotos do Orkut vai ser em tela cheia, bastante semelhante a do Facebook.
Além disso, a Google anunciou um novo recurso no Orkut, o “Gostou?”. Que é uma característica muito semelhante ao "Curtir" do Facebook. Mas, o diferencial do Orkut é que a avaliação é feita por meio de emoticons ao invés de apenas dizer que curtiu. A rede social também confirmou que durante a reestruturação o limite de amigos vai aumentar, assim como o de fotos e vídeos, porém eles não estipularam uma data para isso.

essa vez, a Google está focando na experiência do usuário, o ponto mais criticado no último design. A rede social não pretende distribuir convites para os usuários acessarem o novo visual do site, eles afirmam que os perfis serão atualizados aos poucos durante as próximas semanas apartir de hoje. Além disso, o novo layout do Orkut só poderá ser visualizado por quem tem o antigo design desativado.
O Orkut ainda está na frente do Facebook no Brasil, mas o Facebook está cada dia mais próximo. Por isso, o Orkut está fazendo alterações como essas para não perder seus usuários.

Pra quem ja esta acostumado com o Orkut e conhece o Facebook, vai logo perceber uma certa semelhança entre ambos, mas vai ser dificil afirmar quem esta copiando quem!! By cadu


 

segunda-feira, 21 de março de 2011

OLHAR NO FUTURO

Tecnologia substitui mouse e teclado pelos olhos no comando do PC

 Sistema que permite ''digitar'' com os olhos é exibido na Cebit 2010

Já pensou em digitar usando somente o olhar? A tecnologia de eye tracking (ou monitoramento dos olhos) foi criada com o intuito primordial de ajudar pessoas com tetraplegia, mas já tem aplicações interessantes em outras áreas, como estudos de publicidade e pesquisas científicas no ramo da psicologia. 
A tecnologia une hardware e software para garantir que todos os comandos do computador sejam feitos através dos olhos. Sensores infravermelhos localizados na tela do Tobii, como é chamado o equipamento, mapeiam o olhar de cada usuário e fazem a "calibragem" do aplicativo. O processo demora menos de um minuto -- basta focalizar o olhar seguindo um círculo na tela.

Após o ajuste, o usuário terá apenas de focalizar na tela o ponto que escolheu, o equivalente ao local onde clicaria com o mouse. 
O aplicativo pode ser configurado para "clicar" na opção após alguns segundos de foco com o olhar ou também pelo piscar dos olhos. Além de escolher menus, um teclado virtual ajuda a escrever textos e mensagens.
Teste
O UOL Tecnologia testou o sistema. O excesso de luminosidade no pavilhão, aliado ao reflexo do óculos da repórter, impediram a correta calibragem. O expositor, no entanto, mostrou que mesmo com o sistema ajustado para outra pessoa, era possível utilizá-lo. Foi um pouco mais complicado acertar o foco em cada letra, mas funcionou.
O sistema tem dificuldade para focalizar pontos muito pequenos na tela – links como “em cache” e “similares”, que aparecem no Google. Para solucionar a questão, os desenvolvedores criaram um add-on para Firefox, que transforma esses pequenos pontos de links em número. Dessa forma, para acessá-los basta focalizar o número no sistema do Tobii que a página será aberta.
Apesar de a tecnologia ser útil para pessoas com dificuldades de digitação, não há dúvidas de que esse processo é muito mais demorado para uma pessoa acostumada a usar o teclado e o mouse. Durante os testes, a repórter até pensou em digitar uma frase inteira usando o sistema -- algo praticamente inviável, considerando o gasto de tempo, no primeiro dia da maior feira de tecnologia do mundo, quando se tem diversos outros pavilhões para percorrer.
Diferencial
O grande diferencial desse sistema é que, por meio de uma plataforma única, o usuário pode usar outros aplicativos, como Wordpad, MSN e Firefox. Na interface do Tobii, ficam integrados programas de edição de texto, mensagens instantâneas, e-mails, navegador de internet, entre outras opções. É até possível digitar mensagens para que sejam lidas em voz alta pelo PC.
"É uma tecnologia versátil. Um sistema como este pode analisar mídia e publicidade. Os portais podem saber quais as áreas mais vistas, quais notícias e anúncios chamam mais atenção na página. Já um cientista pode fazer pesquisas de comportamento mais assertivas, quando utilizam imagens, já que a reação dos olhos é mais genuína", ressalta Uli Ehhert, executivo da Assistive Technology.
Segundo ele, usuários em mais de 60 países já utilizam o Tobii, que tem versões em diversas línguas e em breve ganhará uma versão em português.


 Para ‘’digitar’’, usuário focaliza na tela um ponto: o equivalente ao local onde clicaria com o mouse.

Diferencial desse sistema é que, por meio de uma plataforma única, o usuário pode usar outros aplicativos, como Wordpad, MSN e Firefox. Na interface do Tobii, ficam integrados programas de edição de texto, mensagens instantâneas, e-mails e navegador de internet, entre outras opções.




 Uma boa alternativa para os que tem preguiça de digitar.


 

sábado, 19 de março de 2011

SUPORTE PARA IPAD

Suporte de iPad permite leitura na cama sem as mãos 

Quem já tentou ler uma revista ou livro deitado na cama com o iPad certamente sentiu dificuldades para achar uma posição confortável e não ficar com torcicolo ou com o braço doendo por segurar o aparelho por muito tempo. Agora, um suporte com uma longa haste pode evitar esse tipo de problema. 


Suporte facilita uso do iPad sem precisar ficar segurando o aparelho

O suporte, batizado de Hanfree, foi projetado para deixar o iPad (ou qualquer outro tablet) "suspenso" no ar. Assim, você pode ver vídeos, ler livros ou consumir qualquer tipo de conteúdo na cama ou em outros locais da casa. O produto ainda tem uma esfera que se encaixa ao suporte, assim é possível alterar o ângulo de visão do aparelho para maior conforto.
Os designers do Hanfree buscam financiamento para iniciar a produção do suporte e é possível fazer uma pré-reserva por US$ 50 no site oficial.

Aparelho pode ser usado em várias situações

Veja no vídeo como funciona:
 



GAME COM DESIGN

Cadeira Red Bull Racing F1 Playseat agrada aos fãs de games de corrida

 

Não é algo que vai combinar exatamente com a decoração da sua sala, mas certamente vai trazer grande imersão em games de corrida. A Playseats, empresa holandesa especializada em acessórios para jogos do gênero, apresentou este mês em Hanover, na Alemanha, o Red Bull Playseat F1, uma cadeira especial para ser equipada com volante e pedais feitos em parceria com a equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing (RBR) do piloto campeão de 2010, Sebastian Vettel.

Por conta da licença, o design da cadeira é todo inspirado nos carros da RBR, com a predominância das cores azul e vermelha. E claro, a posição para dirigir é bem semelhante ao dos bólidos da Fórmula 1, o que significa que o usuário ficará quase deitado e sem apoio direto aos braços.
“A época em que as pessoas corriam confinadas em uma cadeira de cozinha com uma direção acoplada a uma mesa já passou há algum tempo”, afirma o fundador da Playseats, Fernando Smit, em comunicado. Segundo o executivo, com o Red Bull Playseat F1, “o usuário sente cada desnível na superfície da pista. As pessoas vão experimentar a corrida como se fossem pilotos reais”.

Como é compatível com Playstation 2, Playstation 3, Xbox, Xbox 360, Nintendo Wii e PC, ele pode ser utilizado com uma grande diversidade de jogos, incluindo o Formula 1 2010 da Codemasters e, claro, o Gran Turismo 5. Aliás, o protótipo X2010 da Red Bull no GT5 foi utilizado durante a demonstração do aparelho na Alemanha, durante a feira CeBIT, chamando a atenção na hora de dirigir o quase incontrolável carro do game.
Mas se você se empolgou, melhor preparar o bolso. O Red Bull Playseat F1 será lançado em maio por 949 euros, equivalente a R$ 2.228. E não é só: o volante e os pedais são vendidos separadamente, então se você quiser o equipamento completo com a direção G27 da Logitech, pode adicionar mais R$ 500. Isso tudo sem contar os impostos de importação aqui do Brasil, claro.


sexta-feira, 18 de março de 2011

TECNOLOGIA NA TELA

Samsung desvela sua tela flexível AMOLED

Samsung deixou boquiabiertos aos presentes na CES 2011, o fabricante sacou a reluzir ao público novos protótipos de telas flexíveis de tipo AMOLED. Com um tamanho de 4,3 polegadas e uma resolução de 480 x 800 pixéis com um brilho de 300 cd/m2, sua grossura é de 0,27 mm e pesam umas 2,1 gramas.
A qualidade de visualização e nitidez que atingem estas telas flexíveis é realmente impressionante.