É uma linguagem visual, onde algo dentro de uma imagem harmônica é quebrado por um detalhe, chamando a atenção de quem observa.
Seria como um contraste chocar contra outro, gerando uma surpresa um inesperado dentro da imagem, ambiente, local, etc.
O nivelamento ocorre quando uma imagem esta em harmonia, equilibrada, tudo por igual, reduzindo as características estruturais e simetrias, mas quando algo esta fora do contexto de uma imagem, é gerado o aguçamento, pois ele realça as diferenças e intensifica a simetria, nos atraindo a atenção para determinados pontos desta uma imagem.
Mas, além de nivelamento e aguçamento existe a ambigüidade, trata-se de um terceiro ponto onde o aguçamento na imagem não esta tão claro, assim quem observa uma imagem, deve se esforçar para encontrar o aguçamento, podendo geral uma confusão em detalhes da imagem.
No primeiro ponto gostaria de argumentar sobre os princípios da natureza, lembrando, quem nos deixou esta riqueza ambiental; Deus, que em sua criação fez primeiro o mundo, construindo tudo o que existe, focando seu infinito amor na natureza, assim criou um ser inteligente o bastante(Ser Humano), dentre tantos animais, para cuidar desta vida tão preciosa chamada Natureza;
Mas isto não esta sendo feito, cada um vive sua vida, sem se preocupar com o bem comum, resultando em um abandono total do meio ambiente, as coisas mais importantes além dos nossos, é o zelo do planeta, nosso habitat, pelo contrario a cada dia que passa estamos destruindo a natureza(arvores, plantas, animais), com a poluição do ar.
Com essa moderna vida que levamos, as conseqüências tem sido abafadas ou ignoradas, cada dia cresce o numero de indústrias e fabricas e exalam pelo ar, gazes e poluentes químicos, que afetam a camada de ozônio, causando o efeito estufa, destruindo o meio ambiente , modificando as características naturais do planeta.
A natureza acaba sentindo as conseqüências e efeitos causados por nós, afetando diretamente a sustentabilidade do planeta, pois com tantos gazes poluentes no ar, e o buraco da camada de ozônio crescendo a cada ano, vamos pagar um preço muito alto, perdendo aquilo que nos foi confiado, para cuidarmos e cultivar, o nosso planeta.
Este é o impacto que deixamos no mundo, onde nossos filhos talvez não cheguem a conhecer, pois o homem sempre cria algo artificial, ou sabor artificial, ou cor artificial, quem sabe logo uma natureza artificial.
Na campanha da fraternidade desde ano, a igreja católica lança um grito pela natureza, com o tema “A Criação Geme em dores de Parto”, nesta campanha percebemos a preocupação com a forma de eliminação do lixo, causando grandes danos a natureza, que se revolta contra nós, com o aquecimento global, tsunamis, efeito estufa.
O que nos falta é a consciência de que tudo aquilo que produzimos em excesso, mais sedo ou mais tarde, vai se voltar contra nós, ou pelo ar, ou pela água, ou pela terra, vamos cuidar do que é nosso, e nosso maior presente é o planeta.CONCLUSÃO DO TRABALHO EM EQUIPE
Apresentamos um projeto, visando os problemas constantes em relação ao nosso impacto no meio ambiente, principalmente quando nossa ação é no ar, poluindo toda a atmosfera, com gazes e soluções tóxicas; que são dispersos pelo espaço, com grandes chaminés e dispersores das indústrias e usinas.
Analisando nosso efeito destrutivo na natureza, podemos concluir que ela se tornou prisioneira das nossas ações, onde ela precisa criar meios de sobreviver em um habitat sujo, poluído e contaminado, formando assim uma barreira, que nos cerca de um modo tão gradativo, que não enxergando a verdadeira beleza da vida no planeta.
Com este olhar de uma natureza vitima de ignorantes que visam apenas gerar lucros e vantagens sobre a vida no planeta, desenvolvemos um trabalho que retrata esta CADEIA CRIADA PELA NOSSA POLUIÇÃO, onde quem paga um alto preço é o meio ambiente, quebrando sua sustentabilidade, gerando um descontrole no ecossistema mundial, uma natureza vitima, lutando para sobreviver, presa neste mundo onde não pode sair ou fugir, assim reage gerando efeitos devastadores no nosso planeta, conhecemos esta reação como A CRIAÇÃO QUE GEME EM DORES DE PARTO, um tema sugerido pela campanha da fraternidade 2011(da igreja católica).
Nosso projeto é feito em camadas de tecidos, na primeira camada apresentamos um plano de fundo, na cor branca representando o inicio de tudo, na segunda camada vem a natureza, formada pelos tecidos azuis em cetim e iluminados com uma lâmpada verde, na terceira camada vem um tecido voal, que é nossa contribuição com o ecossistema(poluição), e em ultimo plano temos pedaços de TNT na cor preta, todo amarrotado e no formato de nuvens(lembrado as soluções poluentes emitidas na nossa atmosfera). No chão colocamos tiras de TNT no formato de uma grade de prisão mas toda ondulada, lembrado as fumaças que saem da chaminé das industrias, no teto foi aberto um tecido tencionado branco,representando o neutro, dando a idéia de que não sabemos de nada que estamos fazendo, ou fingimos não saber. Para concluir, na parede do fundo do projeto, apresentamos um tecido de cetim preto, cheio de brilhos e uma lâmpada de strobo piscando, simbolizando a luta da natureza para sobreviver neste planeta tão contaminado e sujo por nossas mãos.
ESBOÇOS:
ESBOÇOS:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente artigo! Parabéns!
ResponderExcluirE para quem quer aprender Design Gráfico e Criação Publicitária é só dar uma olhada no nosso curso completo!
Veja aqui: Curso completo Design Gráfico para Publicidade e Propaganda