Enquanto o Salão de Detroit ressuscita, Bruxelas, na Bélgica, sedia um salão pouco expressivo para nosso mercado, sem novidades relevantes – apenas de alguns carros que já haviam sido divulgados e fazem suas estreias em público, como o Citroën C-zero e Mini Cabrio One.
Mas no meio de marcas desconhecidas daqui, encontrei um carrinho que embora não seja novidade é curioso: o Lumeneo Smera. Trata-se de um modelo elétrico de quatro rodas, 2,45 m de comprimento, 80 cm de largura e 350 kg de peso. Para 2010, a novidade é que a empresa, que já vende o carro na França, pretende abrir lojas em diferentes cidades europeias.
O preço do carro é alto: 25 mil euros – para se ter ideia, na França, um Smart Fortwo mais caro custa em torno de 15 mil euros. A empresa justifica que o preço é alto por conta das baterias e que o custo de entrada é compensado pela economia de combustível e baixa manutenção, algo em torno de 70 euros a cada 10.000 km.
Mas o Smera torna-se menos atraente por um detalhe: só leva uma pessoa. Isso limita muito suas possibilidades, é mais restrito do que uma moto. Por isso não o vejo como solução urbana e sim como uma excentricidade.
E você, o que acha do Smera?
Nenhum comentário:
Postar um comentário